domingo, 16 de fevereiro de 2014

Hábitos de higiene feminina: Produtos de higiene feminina para uso das mulheres


Você deve ter notado que o corredor de produtos de "higiene feminina" de sua drogaria ou mercado está oferecendo uma variedade de produtos que servem para muitas finalidades. Uma recente pesquisa realizae a partir dos 18 anos utilizam produtos para saúde feminina, tais como lenços umedecidos de limpeza, sabonetes íntimos líquidos, pós duchas, produtos anticoceira, medicamentos para infecção fúngica, lubrificantes vaginais e hidratantes vaginais. Aproximadamente, uma em cada quatro mulheres (24 por cento) utiliza produtos para fazer a higiene da área genital ou para absorver o excesso de corrimento, e uma em cada seis utiliza produtos à saúde feminina a fim de tratar ou aliviar a coceira.
Certamente, a vulvovaginite é um dos principais motivos para visitas ao consultório do ginecologista. Seus sintomas podem incluir: coceira na região genital, odor, corrimento, irritação, desconforto e até inchaço. Eu vejo estas queixas comumente em minha prática e as mulheres estão frequentemente incertas quanto ao que elas têm e o que podem utilizar com segurança. Portanto, eu ofereço a seguinte "Visão Vaginal" sobre produtos de higiene feminina.

Produtos de Desodorização: A pesquisa do VWHC relata que aproximadamente uma em cada quatro mulheres com idades a partir dos 18 anos (23 por cento) diz estar "muito consciente" de seu odor vaginal. Isto é especialmente verdadeiro durante os momentos de intimidade ou quando elas estão na fase "perimenstrual" ou próximas da fase da menstruação. Uma em cada dez mulheres utiliza produtos para combater o odor. Eu recomendo que, se você estiver com odor vaginal, é aconselhável consultar com um médico para descartar problemas potencialmente mais graves, como a Vaginose Bacteriana (VB) ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Se o seu médico lhe deu um atestado de boa saúde, mas você ainda está ciente de que há odor, produtos como pó-desodorante podem ser bastante úteis, uma vez que eles absorvem a transpiração excessiva e a umidade e podem ajudar a bloquear o odor. É importante utilizar um que seja feito de amido de milho, uma vez que irá absorver melhor e pode ser mais seguro do que o talco.

Cremes e Panos Umedecidos Anticoceira: a pesquisa do Vagisil® Research Center relatou que 43 por cento das mulheres a partir dos 18 de idade apresentou coceiras na região vaginal e, dessas mulheres, mais da metade (57 por cento) se automedica contra a coceira com produtos que não necessitam de prescrição médica. Mais uma vez, recomendo que as mulheres consultem o médico no caso de coceiras para descartar a hipótese de infecções, doenças sexualmente transmissíveis ou problemas de pele.

Lubrificantes/Hidratantes: A pesquisa do Vagisil® Research Center revela que uma em cada seis mulheres relata usar lubrificantes vaginais para tratar o ressecamento vaginal (mais comum em mulheres casadas do que em mulheres solteiras). O ressecamento vaginal é uma condição comum, a qual é geralmente resultante dos baixos níveis de estrógeno. A causa mais comum da diminuição do nível de estrógeno é a menopausa. No entanto, as mulheres podem passar por isso em vários estágios de suas vidas, tais como quando em período de amamentação, ao serem submetidas à quimioterapia/radioterapia, utilizarem certos anticoncepcionais que não sejam à base de estrógeno, e mesmo tomando certos medicamentos. Um lubrificante ou hidratante vaginal pode ser utilizado para efetivamente aliviar o desconforto do ressecamento vaginal e tornar os momentos íntimos mais agradáveis. Recomendo que o lubrificante não contenha quaisquer produtos químicos abrasivos ou hormônios, e que seja solúvel em água de modo a não danificar os preservativos ou tampões.

  • Duchas: A aplicação da ducha é o ato de limpar a vagina com água ou misturas de outros líquidos. A maioria das duchas adquiridas em lojas consiste de uma mistura de água e vinagre pré-embalados, bicarbonato de sódio ou iodo. As mulheres que aplicam ducha acreditam que tal prática limpará e desodorizará a vagina ou enxaguará o sangue residual após as menstruações. Algumas até acreditam que a aplicação de ducha ajudará na prevenção de DSTs e gravidez (não é verdade!). A maioria dos médicos e do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) não recomenda a aplicação de ducha. A acidez normal da vagina controla a quantidade de bactérias na vagina. A aplicação de ducha pode perturbar este equilíbrio e tornar uma mulher mais suscetível às infecções. Além disso, no caso de uma infecção existente, a aplicação de ducha pode empurrá-la para dentro do útero, trompas de falópio e ovários. Digo às minhas pacientes que a melhor maneira de "limpar" a vagina é deixá-la limpar-se por si só!
  • Produtos de Limpeza Externa: Para a maioria das mulheres, uma limpeza eficaz da área genital pode geralmente ser realizada através da lavagem diária com água e sabonete suave. No entanto, muitas mulheres optam por usar produtos de limpeza especializados, tais como lenços ou sabonetes íntimos líquidos para garantia extra. Minha recomendação é que, se você quiser utilizá-los, certifique-se de que eles não contêm ingredientes tais como álcool e detergentes abrasivos. Se você estiver utilizando tais produtos para combater o odor, não se esqueça de consultar um médico a fim de descartar qualquer infecção subjacente.
  • Medicamentos sem necessidade de prescrição para Infecção: A disponibilidade de medicamentos sem prescrição para infecção fúngica foi bem recebida pelas mulheres em todos os lugares. No entanto, sempre aviso às minhas pacientes que nem todas as infecções são infecções fúngicas (estas não são realmente as infecções vaginais mais comuns!). Se você incorretamente automedica uma infecção vaginal com antifúngicos, você poderá prolongar os sintomas e atrasar o tratamento adequado de um problema mais sério. Portanto, consulte um profissional de saúde caso você esteja com coceira, corrimento incomum, ardor, odor estranho ou inchaço.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB