sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MODA INTIMA

Hoje vamos conhecer mais uma origem a Origem da Moda íntima Feminina, essa moda que tanto agrada ao publico feminino, como o publico Masculino.

Várias peças e acessórios usado por nós mulheres compõem a Famosa Lingerie, nome popular roupas de baixo, que é um conjunto que contem:
Calcinha,sutiã,cintas-liga, espartilho e algumas outras peças. Mais esse conjunto pode ser formado pelo gosto da mulher.

Mais é essa peça que é tão fundamental no nosso século 21, Suou as calcinhas e sutiãs, pois foi uma maratona de transformação para acompanhar as mudanças culturais e  exigência de uma nova geração de mulheres que nasciam a cada dia e isso aconteceu durante o século Passado o século 20. A evolução tecnológia possibilitou, novas técnicas, novos materiais que formava a nova langerie, com mais conforto,e durabilidade.
Conforto e durável era a exigência da população femininas que estavam cansadas de ficarem presas a uma langerie que deixavam seus movimentos lentos, elas queriam liberdade de movimentos.
Desde daqueles tempos que as mulheres usavam os vestindo longo, que eram usados até pouco tempo depois da idade média,Passando pelo século 17 e 18 quando era usado um verdadeiro arsenal de acessórios e peças por baixo daqueles metros e metros de tecido que eram chamados de saias.
Galera até o Século vinte nossas bisávos e tataravós sofreram horrores em nome da beleza e da satisfação masculina e claro que era uma exigência da moda naquela época, e que se quisesse fazer parte da sociedade burguesista as mulheres tinham que se vestir a altura.
Além daquelas grandes saias, a maior peça que faziam as mulheres sofrerem era o Famoso Espartilho que foi usado por quase quatro séculos.
Esses lindo espartilhos que faziam a cinturas de vespas nas mulheres, faziam grande mal a saúde femininas. Além de ser um grande desconforto ficar dentro daqueles espartilhos apertados.
Mais o espartilhos não só afinava as cinturas mais como deixavam os seios, que eram o foco daquela época, o espartilho forçava os seios ficar em cima atrávez dos cordões apertados.
As calcinhas antes de virarem fio dental, também passaram por grandes mudanças, no século 19 eram usados por mulheres as famosas ceroulas que iam  até abaixo dos joelhos. Graças ao surgimento do Nylon e laycra permitiram grandes mudanças,e essas inovações deixaram para trás as ceroulas.

Outro acessório muito usado no decada de 20 foi a cinta -liga, era um acessório muito sensual, e foi criadas para seguras as meias 7/8.
As dançarinas do Charleton exibiam suas cintas-ligas por baixo das saias de franjas, enquando dançavam a som frenético dos Jazz-Bands.
Nos anos 30 a cinta-liga era o único acessório que prendiam as meias das mulheres. Ainda nos meados dos anos 30, mais precisamente em 1935 com a criação do Naylon, que nos anos 40 surgir a meia calça.

Mais nem com as novas invenções o espartilho, meias de seda 7/8, cinta-liga foram esquecidas, as mulheres ainda continuavam a usá-las.
As mulheres continuavam usados não por falta de opções, mais agora era por causa de outra coisa, Agora era uma questão de Estilo e Fetiche, pois esses acessórios que as mulheres tanto se queixavam virou, acessório de Erotismo,Sensualidade.

A langerie atravessou séculos,sempre acompanhando a moda e as grandes revoluções femininas e claro as mudanças culturais que fizeram a história de muitos países.
Quando a moda era roupas justas e cintura bastante marcada lá estava o Sutiã com armações, de metais, cintos e corpetes para modelar o corpo, Na década de 60, com a revolução industrial, o sutiã chegou a ser queimado em praça publica, isso era um ato de liberdade.
Uma geração de mulheres afirmavam em 1980 não usar nada por baixo de camisetas e de seus jeans.
Mais os tempos mudaram a moda trouxe grandes mudanças, e milhares de novidade em cores, tecidos, Designes, materiais e estilos. Todos em algodão ao mais sofisticado modelo em rendas e fitas de seda.
Com essa grandes novidades, as mulheres chegaram a gastar mais em roupas íntimas''langerie'' do que nas próprias roupas.
Então demos adeus a uma época de sofrimentos, de roupas de baixos escondidas, Hoje as Langerie são tão sofisticada que muitas celebridades andam por ai apenas com calcinha e sutiã. Hoje o Sutiã não é para ser escondido, ou um acessório que apenas serve de sustentação,  agora faz parte do estilo de cada mulher, são como brincos e colares, que devem ser apreciados. Que faz parte da sensualidade e erotismo de ser mulher.

MAIS CURIOSIDADE SOBRE O ESPARTILHO.

Associada ao erotismo e dor, o espartilho modelou o corpo feminino de acordo com a história de cada período.
Ele atravessou 4 séculos, sobrevivei ao regime políticos, mudanças de comportamentos e cultura,guerras e diferenças sociais.
Apesar de causarem sérios problemas de saúde o espartilho era considerado pela a aristocrácia um sinal de superioridade,já que era um obstáculo em trabalhos doméstico, a mulher modesta usava o corselete medieval, adoptado por cordões amarrados na frente ao contrário do corpete aristócrático que era atado por trás que exigia ajuda de empregados.
Com o passar dos anos, o Espartilha sofreu várias mudanças e chegou até ser abolido por um breve história por causa da revolução francesa, suas transformações seguiram tendência da moda que sua vez expressava o pensamento moderno da vida de cada época.
No século 21 a moda trouxe novamente espartilho,  mais com uma diferença agora ele é um símbolo da mulher dominadora e sexualidade.


UM BOM FINAL DE SEMANA PARA TODOS!


0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB